Funcional de Visualização Dinâmica

É o conceito que alia o Treinamento de Visualização Dinâmica ao treino funcional.

O treino funcional prima pela adequação do treinamento dos segmentos corporais ao do sistema energético, das coordenações psicomotoras e dos gestos esportivos utilizados na performance.

A vizualização esportiva é o processo de criação de uma imagem mental ou intenção do que você quer que aconteça e sinta na realidade. Em outras palavras é a simulação ou ensaio mental de você executando um gesto motor no ambiente de performance, nas condições

Tanto a técnica (o domínio da estrutura motora do gesto esportivo) quanto a tática e a estratégia, uma vez aprendidos ficam armazenado no neocórtex sob forma de engramas (padrões de ligação entre os neurônios). Estes engramas se otimizam com o uso constante ou desaparecem quando deixam de ser utilizados.

Assim, a qualidade da realização de um gesto motor está diretamente ligada a qualidade da memória visual-sensorial que você tem da realização deste gesto. Quanto mais nítida, mais fácil e mais perfeitamente você realizará este gesto.

A Memória Sensorial diz respeito aos sentidos e armazena dados referentes a como nossa mente codifica o tipo, a intensidade, a localização e a duração dos diferentes estímulos sensoriais, que podem ser internos ou externos.

Não existe um consenso na quantidade dos sentidos humanos pois a definição varia segundo a interpretação dos autores. Mas seguramente são muito mais do que apenas visão, tato, olfato, paladar e audição. Seguem abaixo alguns dos demais sentidos que tem maior relevância para o trânsito na arrebentação e mesmo para o surf.

  • Propriocepção é a capacidade de dizer onde estão suas partes do corpo, em relação a outras partes do corpo e em relação ao ambiente.
  • Equilíbriocepção permite ir além de saber onde nosso corpo está no espaço, nos permite mantê-lo na posição desejada. O sistema ou aparelho vestibular é responsável por este sentido e se localiza no ouvido interno sendo popularmente chamado de labirinto. Este mesmo sentido permite estimar a velocidade com que você se desloca na onda ou a velocidade que com que a onda se aproxima de você. Permite também perceber a força da gravidade e a altura.
  • Chronocepção é sentido que te permite perceber a passagem do tempo.
  • Sensores de Tensão são encontrado nos músculos e tendões e permitem ao cérebro monitorar a tensão muscular.
  • Nocicepção permite identificar a intensidade da dor e definir o teu limiar entre aceitavel e insuportável.
  • Percepção de profundidade é a capacidade visual de perceber o mundo em três dimensões e assim realizar onde está realmente a onda em relação a você e em relação ao ambiente em geral.

VIZUALIZAÇÃO DINÂMICA é o ensaio mental da execução do gesto esportivo no ambiente de performance (incluindo as sensações) enquanto treina este gesto na academia.

Considerando as exigências de especificidade da Aquacidade Extrema, é providencial que ao se exercitar fora do ambiente de performance, seja alongando ou trabalhando com sobrecargas, que o faça visualizando a realização do gesto esportivo (no ambiente de performance) que se está treinando.

Algo impossível de fazer se você usa máquinas como o legpress, cadeiras adutora – abdutora, hacks etc, halteres, etc. Você simplesmente não faz agachamentos ou supinos dentro d1água! Tão pouco carrega pedras…..

Assim a realização de rotinas de gestos motores (com ou sem sobrecargas) diferentes das executadas durante a performance com a finalidade de preparação física, só se justifica se for feita para evitar a inibição reativa (ou saturação de aprendizagem) e evitar ou diminuir a possibilidade do aparecimento de “plateus” no treinamento, ou mesmo o aparecimento de fatores desestimulantes.

De acordo com o princípio da variabilidade quanto maior o tempo que você realiza uma mesma rotina de exercícios, menos eficiente se torna não importa o quão bom seja este treino. Assim, se você tiver um bom treinador de Aquacidade Extrema, ele saberá lançar mão da enorme variedade de gestos esportivos, técnicas e táticas que a compõem e executar um planejamento empolgante.

Cabe dizer que o atual estágio de desenvolvimento desta atividade, possibilita e até mesmo conta com o surgimento de novas técnicas de treinamento, de novas estratégias, novas táticas e inclusive de novos gestos específicos. O que torna o envolvimento com o desenvolvimento e mesmo com o prórpio treinamento de Aquacidade Extrema, algo empolgante.

Antes de finalizar este artigo, é bom frisar é o uso constante dos engramas que permite a perfeita visualização da imagem e consequentemente a perfeita execução dos diferentes gestos e técnicas de forma reflexa. Algo que em algumas circunstâncias, pode salvar a tua vida.

Uma prolongada ausência de swell inevitavelmente leva ao “emperramento” do gesto esportivo e mesmo da técnica e da tática. O Treino Funcional de Visualização Dinâmica é uma fantástica oportunidade para esses períodos prolongado de mar Flat e para a manutenção da excelência técnica e do desempenho do repertório de gestos esportivos , das táticas e da estratégia.

Com a prática contante da visualização dinâmica. torna-se desnecessário que se tenha que recriar novas coordenações neuromusculares, mas tão somente executar aquelas mantidas vivas pelo uso costante.

5 comentários em “Funcional de Visualização Dinâmica”

  1. Excelente artigo. Trás à consciência psicomotora sua real importância.
    Apenas como acréscimo, havendo link para as técnicas informadas, mesmo que pequenos insights, seria de grande monta para o belíssimo artigo.

    Responder
  2. Super interessante o trabalho de vocês alcançando as diversas variações para um esporte de alto rendimento de alto risco .
    Englobaram não só a parte física como a parte mental (Não menos importante)de forma séria e concisa.
    Muito bom assistir a evolução do esporte que eu amo.
    Parabéns pelo artigo !
    Boas ondas !!

    Responder
  3. Todo esclarecimento super valioso para nós homems do mar. O contatocom o mar associado à um treinamento específico em piscinas por profissionais aplicados como vcs sem dúvidas é a chave do sucesso.

    Responder

Deixe um comentário

× WhatsApp